Powered By Blogger

terça-feira, 2 de abril de 2013

Funções na redação de um jornal

JORNALISTA  > Redação Reportagem (Coleta de notícias e seu preparo) Comentário (comentarista) Crônica Coordenação de serviços jornalísticos Ensino de técnicas de jornalismo Assessor de imprensa Revisão de textos jornalísticos Organização de arquivo jornalístico Diagramação Ilustração (execução de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico, para fins de divulgação)

REDATOR > (1ª função) Redator: aquele que, além das incumbências de redação comum, tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou comentários. A função de redator é geralmente compreendida como a de um editor. O editor que produz editoriais é conhecido como editorialista

NOTICIARISTA > aquele que tem o encargo de redigir matérias de caráter informativo, desprovidas de apreciações ou comentários, preparando-as ou redigindo-as para divulgação; O termo “noticiarista” não é utilizado hoje em dia nas redações. As funções atribuídas a esse cargo são, basicamente, aquelas exercidas por editores e por repórteres.

REPÓRTER,REPÓRTER DE SETOR E RÁDIO REPÓRTER >aquele que cumpre a determinação de colher notícias ou informações, preparando ou redigindo matéria para divulgação Repórter de Setor: aquele que tem o encargo de colher notícias ou informações sobre assuntos predeterminados, preparando-as ou redigindo-as para divulgação Rádio Repórter: aquele a quem cabe a difusão oral de acontecimento ou entrevista pelo rádio ou pela televisão, no instante ou no local em que ocorram, assim como o comentário ou crônica, pelos mesmos veículos.

ARQUIVISTA E ARQUIVISTA PENSADOR > aquele que tem a incumbência de organizar e conservar cultural e tecnicamente o arquivo redatorial, procedendo à pesquisa dos respectivos dados para elaboração de notícias.

REVISOR > aquele que tem o encargo de rever as provas tipográficas de matéria jornalística. Os copidesques (revisores) já foram uma função numerosa nas redações, mas isso é coisa do passado. A função de revisor está em declínio nos jornais. Ela é acumulada por repórteres e editores. Isso significa que a responsabilidade do repórter pelo bom texto agora é ainda maior.

ILUSTRADORA > aquele que tem a seu cargo criar ou executar desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico. A imprensa brasileira tem uma grande tradição de jornalismo gráfico, com ilustradores de primeira linha, como Dalcio (Correio Popular), Angeli (Folha de S. Paulo), entre outros.

 REPÓRTER FOTOGRÁFICO E CINEMATOGRÁFICO > Repórter Fotográfico: aquele a quem cabe registrar fotograficamente quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico. Repórter Cinematográfico: aquele a quem cabe registrar cinematograficamente quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico.

DIAGRAMADOR: aquele a quem compete planejar e executar a distribuição gráfica de matérias, fotografias ou ilustrações de caráter jornalístico, para fins de publicação.

EDITOR > Ele pode admitir e demitir colaboradores do setor editorial. É ele o responsável por alguma queda na circulação (mas é bem mais difícil ser reconhecido quando acontece um aumento na circulação).
Em revistas geralmente as reportagens têm um interessado direto no conteúdo. Isto gera um constante conflito entre o interesse e a fidelidade da cobertura. É o editor que precisa ficar atento para que não ocorram desvios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário