Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mundo virtual : como se proteger

Mundo Virtual

O mundo virtual também é composto de ameaças para os usuários. É importante se proteger e saber como utilizar as ferramentas que garantem essa segurança.
Quando você sai de casa toma alguns cuidados para prevenir assaltos ou outros crimes? Pois saiba que com a internet a regra deve ser a mesma, pois a rede mundial de computadores também pode se mostrar um lugar perigoso para aqueles que não sabem se proteger. Roubo de senhas bancárias ou cartão de crédito, golpes e até mesmo espionagem são a cada dia mais comuns no mundo virtual.

Como o usuário de Internet deve proceder ao receber ataques via Internet?
Isso vai depender do tipo de ataque. Em casos em que terceiros possam ter furtado e estar usando informações pessoais e financeiras, como o número do cartão de crédito ou dados bancários (senha de acesso ao Internet Banking e senha do cartão de banco), recomenda-se entrar em contato com a instituição envolvida (por exemplo, o banco ou a operadora do cartão de crédito), informando-os sobre o caso, seguindo as orientações que serão passadas por eles.

Sai deste computador que não te pertence!
É necessário que, além de ações preventivas do ponto de vista de tecnologia, o usuário também mude seu comportamento. Em particular, o Cert.Br destaca duas grandes áreas de ação para um usuário de internet melhorar sua segurança:

- Manter o sistema operacional e demais softwares (como navegadores) sempre atualizados;
- Instalar e manter atualizado um bom programa antivírus;
- Instalar um firewall pessoal

Mudança de Comportamento:
- Não acessar sites nem seguir links recebidos por e-mail ou presentes em páginas sobre as quais não se saiba a procedência;
- Jamais executar ou abrir arquivos recebidos por e-mail, mesmo que venham de pessoas conhecidas;
- Consultar sua instituição financeira sempre que tiver dúvidas sobre a utilização de mecanismos de acesso e segurança ou quando receber convites para cadastros em promoções ou atualização de dados, entre outros. Muitas vezes os fraudadores utilizam estes ardis para tentar convencer o usuário a fornecer dados de cadastramento;
- Jamais executar programas de procedência duvidosa ou desconhecida

Video :


Bia Melo e Duda Rodrigues :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário