Origem:
Os Jogos Olimpicos foram criados pelos gregos. Aprocimadamente em 2500 a.C.,em homenagen aos deuses, principalmente Zeus, realizando competiçoes.
Reuniam-se atletas de diverssas cidades-Estados para competirem em varias modalidades, como: atletismo , luta, boxe, corrida de cavalo, luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco. Os vensedores érao recebidos como herois.
Os gregos, alem da religiosidade, buscavam a paz entre as cidades.
Após converter-se para o cristianismo, imperador romano Teodósio I proibio, em 392 d.C, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas gregas.
Era moderna:
Em 1896, os Jogos Olímpicos voltaram para Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, Nesta primeira Olimpíada Moderna, participam 13 países com 285 atletas de , disputando novas provas como: atletismo, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis esgrima. Os vencedores foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
Curiosidades:
- No ano de 1916, as Olimpíadas deveriam ocorrer na Alemanha. Porém, em função da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos foram cancelados.

- Em função da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados.
- Críquete, golfe e cabo-de-guerra já foram esportes olímpicos no começo do século XX. Nas Olimpíadas de 1920 (Antuérpia - Bélgica), o tiro ao pombo também fez parte do quadro de jogos olímpicos.
- O lema olímpico "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte) foi proposto por Pierre de Coubertin em 1894. Porém, o lema só foi oficialmente introduzido nas Olimpíadas de Paris de 1924.

Nenhum comentário:
Postar um comentário