Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Jogos olímpicos

Os jogos olímpicos foram criados pelos gregos.Os gregos criaram os jogos olímpicos para homenagearem os seus deuses principalmente Zeus com as competições.Os jogos olímpicos só foram acontecer pela primeira vez 776 a.c com a presença de atletas de varias cidades-estado de forma organizada.Esses atletas competiam na cidade de Olímpia realizando os seguintes esportes como: Atletismo, boxe, corrida de cavalos entre outras modalidades .O vencedor era recebido em sua cidade como herói  e ganhavam uma coroa de louro . Através dos jogos olímpicos os gregos buscavam paz, harmonia, religiosidade entre as cidades .Em 392 d.c os jogos olímpicos foram proibidos pelo imperador Teodósio 1 depois de se converter para o cristianismo .Só retomando seu rumo no ano de 1896 na cidade de Atenas .

 1 Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco, os anéis olímpicos foram idealizados em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin e introduzido nos Jogos de Antuérpia em 1920. Os anéis representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas seis cores, incluída a branca, existe na bandeira de cada um dos países filiados ao COI.
2‘Citius, Altius, Fortius’ (que em grego significa ‘O Mais Rápido, O Mais Alto, O Mais Forte’). A frase latina, criada pelo padre Henri Martin, amigo do Barão de Coubertin, era utilizada para descrever as realizações atléticas dos estudantes do Albert Le Grand School. As palavras latinas estavam cravadas em uma pedra acima da entrada principal.
3-A tocha nasce a partir da chama olímpica, que fica acesa de forma permanente em Olímpia, na Grécia. Na Grécia Antiga, as tochas serviam para conduzir a chama do fogo sagrado de um altar para outro. O fogo era tido como um elemento purificador.
Na Era Moderna, a tocha é transportada por atletas e cidadãos comuns de diferentes países até o local da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Permanece acesa em uma pira, no Estádio Olímpico, durante toda competição e é apagada ao final da cerimônia de encerramento. A tocha olímpica ganha um novo desenho e forma a cada edição dos Jogos Olímpicos.
4– “Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes’. É assim o juramento olímpico, escrito pelo Barão de Coubertin e feito por um atleta do país anfitrião na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
5– “A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante da vida não é a vitória, mas a luta”. O lema foi aditado pelo Barão de Coubertain depois de tê-la ouvido do bispo da Pensilvânia, Ethelbert Talbot, durante os Jogos de Londres em 1948. Ao longo da história dos Jogos, tem havido muitas alterações nessa mensagem.
Fonte: Cola da Web.



1 curiosidade

Vitória Nogueira e Vinycius Mendes



Nenhum comentário:

Postar um comentário