Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Atero sanitário e Lixão :


Aterro sanitário

Aterro sanitário é um depósito (geralmente encontrado longe das cidades) que é composto por residuos sólidos. É localizado longe da cidades,devido ao mal cheiro e porque assim não tem chance de contaminar o solo ou as águas subterrâneas. É mais usado para construções, hospitais, industrias e em outros lugares. A maioria do lixo não é reciclável.Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. 




Lixão


Lixão é uma forma não adequada para final de resíduos sólidos.O lixão descarga de resíduos à céu aberto.O lixo encontrado no lixão não tem tratamento assim causando danos ao meio ambiente e ao homem e é o mais usado no Brasil.Como não tem tratamento, várias pessoas jogam vários tipo de lixo que também fica à céu aberto.É muito grave o fato de que a decomposição do lixo gera chorume que contamina muito o solo.O lixão à céu aberto atrai catadores de lixo que podem comer aqueles restos.




Lixão e aterro sanitário :


A diferença entre o lixão e o aterro sanitário: O lixão é grande espaço destinado apenas a receber lixo. Isso significa que nada é planejado para “abrigar” os resíduos de forma menos agressiva ao meio ambiente, ou seja, não é adaptado para receber resíduos sólido. Já no aterro sanitário, o lixo é depositado em local impermeabilizado por uma base de argila e lona plástica, o que impede o vazamento de chorume para o subsolo, assim, os resíduos não contaminaram o solo nem as águas subterrâneas 







Nenhum comentário:

Postar um comentário